Como ter idéias incríveis eliminando esses 5 vilões que impedem sua criatividade sem você perceber!

Como ter idéias eliminando os 5 vilões matadores de criatividade que estão por aí, e você nem percebe!

Leia a lista até o final e esteja preparado para idéias incríveis!

Se você quer saber como ter novas idéias, você precisa entender quais os grandes hábitos e atitudes que estão impedindo você de ser mais criativo. Por isso, nós preparamos uma lista especial para você identificar cada um destes vilões e saber como acabar com eles!

Antes de começar, é bom saber que a criatividade é a capacidade do ser humano criar novas conexões, enxergar novas possibilidades para seus problemas. No documentário “The Creative Brain“, da Netflix, o  Neurocientista David Eagleman conta que criatividade é o que nos diferencia dos animais, uma vez que desenvolvemos o córtex pré frontal, que nos permite sair do automático “entrada e saída” dos animais e enxergar novas possibilidades. Um ratinho, por exemplo, vê um queijo, entende como comida e come. E nós, humanos, temos a capacidade de ver o mesmo queijo e pensar em diferentes usos, inclusive sem ser comida nós vamos da pizza a obra de arte!

Por isso, para poder aproveitar todo esse potencial criativo e chegar a novas soluções para diferentes problemas, nós temos que ficar de olho a diferentes atitudes que muitas vezes nos atrapalham (sem saber!)

Vamos à lista, finalmente:

Se livre do “NÃO” e se abra às idéias

Aposto que você já passou por esta situação: teve uma idéia de manhã, tomando banho, que na sua cabeça parecia ótima. Estava cheio de alegria e, ao chegar no escritório, foi correndo contar para seu chefe ou colega de trabalho e em resposta escutou um sonoro (e dolorido): “Isso não vai dar certo”. Dói, né? Qual a sua vontade de continuar sendo ideias depois de ouvir isso? Nenhuma.

Conclusão: permita-se! Permita-se ser criativo! Nos momentos em que você está buscando novas idéias,  abra-se à tudo, mesmo às idéias mais bobas (aproveite para dar umas risadas).  Não deixe de anotar tudo. Tudo mesmo!  Deixe vir as idéias e não se corrija ou invalide o que está fazendo. Por mais boba a idéia, ela pode te levar a outro insight, que te levará a outro insight e… voilá! Uma nova idéia genial pode então aparecer!

Aliás, a Pixar tem um conceito muito engraçado chamado “Bebê Feio” (Ugly Baby). As idéias no inicio são sempre “estranhas, malformadas, vulneráveis e incompletas”. Portanto, não adianta julgar uma ideia no começo, e dizer “não” logo de cara. Trabalhe sempre no que ela tem de melhor, e a transforme no final em uma bebe lindo!

Saia do COMPUTADOR

Quando foi a última vez que você viu alguém gritando “Eureka” na frente do computador? Muito difícil, ne? Normalmente temos ideias maravilhosas no chuveiro, correndo ou ate brincando com os filhos. Isso acontece porque quando você está nestes momentos, está relaxado, aberto a novas possibilidades (enquanto na frente do computador você está no estado super produtivo).

Se quiser ter ótimas ideias… relaxe! Aliás… que tal caminhar? Essa é uma ótima idéia, e não somos nós dizendo isso: Steve Jobs, Aristoteles e Mozart eram adeptos a caminhadas regulares para pensar e buscar novas soluções!

Isso acontece por que, quando você caminha, libera uma proteína chamada BDNF e Endorfina, que nutrem suas células enquanto te propiciam bem estar. Experimente!

Se livre da SÍNDROME DO “EU JÁ SEI DE TUDO” 

Enquanto você não se abrir ao novo, tudo fica sempre…igual! E novas idéias vem de combinações de diferentes referências que você tem. É o seu cérebro juntando diferentes experiencias, leituras, pessoas e… enfim…. ideias de um jeito novo, com uma nova versão. Por isso, quanto mais referências você tem, maior a sua criatividade.

Saia para conhecer o novo: novas pessoas, novos lugares, novos sabores.

Pergunte, se interesse, viva a rotina de outras pessoas… enfim: se importe de verdade! Quanto mais você sair de você mesmo, mais criativo será!

Quer saber por que a Empatia pode te ajudar a ser mais criativo e ter idéias incríveis? Olha esse vídeo que a gente soltou recentemente…

Fuja da ROTINA e busque novas idéias

Fazendo tudo do mesmo jeito, vendo as mesmas pessoas, lendo os mesmos livros… vai te levar a… adivinha: aos mesmos caminhos. Quanto mais coisas iguais, as mesmas respostas você vai ter. Procure um lugar diferente, um sabor diferente, uma revista diferente. Saia da rotina agora e busque coisas novas para depois se surpreender com novas idéias.

Se livre do MEDO e libere sua criatividade!

Muitas vezes a gente acha que são só os gênios e os “caras de marketing e da agência de propaganda” que são criativos. Mentira! Todos nós podemos despertar a nossa criatividade, basta acreditar nisso! David Kelley, um dos fundadores da IDEO (a criadora do Design Thinking) como conhecemos hoje, conta em seu TED que a confiança criativa se constrói aos poucos, como em uma terapia para aqueles que tem medos crônicos. Aos poucos, com pequenos sucessos de cada vez.

Por isso, se permita a pequenos movimentos e conquistas! Você vai ver como a sua criatividade está aí, e só esperando você encontrá-la!

E ainda quer saber mais?

Descubra porque as empresas não inovam como startups aqui! 

Quer um empurrão para finalmente começar seu projeto? Este aqui NÃO é um video motivacional!

Comece sua Jornada Empreendedora

Aprenda com Felipe Barreiros as Habilidades Essenciais para se tornar um Líder Empreendedor