Abrir uma empresa ou continuar empregado? Será que eu peço demissão agora para abrir uma empresa ou abro mão deste sonho? Você não precisa fazer movimentos muito agressivos de carreira; Felipe te conta como!

Você quer deixar seu trabalho e abrir a sua empresa, mas não sabe como começar? 

Esta é uma excelente pergunta que chegou para mim via o site Quora. As pessoas querem pedir demissão logo, e abrir sua empresa, sua startup. Por ja ter pedido demissão de uma multinacional e depois aberto 6 startups, costumo ouvir muito essa pergunta.

Não é fácil abrir uma empresa!

Bati bastante a cabeça durante o processo de abrir empresas. Pude aprender muito com outros empreendedores, ouvir muito feedback de como fazer de tudo dentro de uma startup. Finalmente consegui profundamente entender e hoje consigo ajudar muitas pessoas que sentem o que eu sentia quando decidi abrir uma empresa.

Lembro exatamente do dia em que pedi demissão para a abrir minha primeira empresa, minha primeira startup. Quando finalmente tomei coragem e disse  “agora é a hora de focar na startup, focar nos projetos, focar nesta empresa que eu acredito que possa impactar milhares de pessoas”.  E de verdade, impactou.

Veja aqui: Por que se fala tanto em Startup?

Claro que, ouvindo assim, dá vontade de pedir demissão amanhã.

Sabemos que as vezes a desmotivação no trabalho é tanta, que queremos sair correndo para pedir demissão. Mas existe a realidade, o dia a dia, as contas.

Por isso, toda a vez que eu vou conversar com futuros empreendedores, pessoas que querem montar seus próprios negócios, que querem pedir demissão e abrir suas empresas, que querem aproveitar oportunidades no mercado e trabalhar com aquilo que amam e acreditam é: Tenha seu Plano A e seu Plano B.

Isso me foi ensinado por um grande professor e todas as vezes que eu conheço outros empreendedores que querem montar seus projetos eu indico exatamente isso.

O que significa: Olhe para sua carreira e continue trabalhando nela. Esse é seu Plano A. Você pode ter alguma promoção daqui a dezoito meses, pode virar um gerente de produto, pode ter um outro cargo dentro dessa organização. Tudo isso enquanto constrói seu Plano B.

E claro, abrir uma empresa, uma startup vai exigir mais de você

Muitas vezes o Plano B vai precisar ser executado fora do seu horário “normal” de trabalho, e obviamente fora da empresa. Isto pode significar finais de semana, madrugada a dentro, acordar 5h, 6h da manhã.

Sim, pode ser cansativo.

Mas, se você quiser construir um novo negócio e você acha que vai ter menos trabalho, essa é uma das principais razões pelas quais você não deve construir seu negócio ou abrir sua empresa.

Abrir uma empresa, um startup vai exigir muito mais esforço mental e físico de você. São várias novas habilidades: comunicação com seu cliente, entender como funciona as finanças, contratação de pessoas, pagar IR, contabilidade, entre muitas outras. Estas habilidades que precisará ter para montar o seu negócio, abrir sua empresa e que talvez você não esteja acostumado a lidar hoje ,e que são essenciais para o negócio funcionar. Mas hoje você não tem pois na sua organização existe uma série de pessoas para fazer isso.

Mas então… abrir uma empresa ou continuar empregado?

Durante um tempo, é importante ter os dois: o Plano A, enquanto você trabalha no Plano B.

Isso funcionou para mim. Inclusive quando a minha primeira startup não deu certo, eu voltei para a multinacional, minha equipe inteira ficava fora do país e fui novamente montar o Plano B. E o que eu fazia? Executava meu trabalho muito rápido para que eu tivesse tempo e energia para construir meu plano B.

Ser empreendedor, abrir a minha empresa mudou a minha vida

Muitas vezes o Plano B é muito maior que o Plano A. Ele vai te exigir uma carga emocional muito mais forte, mas em profundidade vai mostrar para você o quanto consegue você consegue, alinhado com o seu propósito, entregar valor para uma quantidade às vezes muito maior de pessoas.

Eu sempre recomendei que todos façam isso: abrir a sua empresa, criar seu negócio. Empreender é uma das melhores atividades, me ensinou muitas coisas como trabalhar em equipe, liderar pessoas, me ensinou a ser humildade.

Se esse é o seu sonho:  não desista. E comece por estes dois caminhos: Plano A, Plano B

E conte comigo para te ajudar neste caminho!

Felipe Barreiros

Comece sua Jornada Empreendedora

Aprenda com Felipe Barreiros as Habilidades Essenciais para se tornar um Líder Empreendedor